Logo Principal
Covid-19

Toledo está pronta para receber a vacina contra a Covid-19

Doses chegarão por meio da Secretaria de Estado de Saúde

16/01/2021 10h41
Por: Redação
Fonte: Catve
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Toledo anunciou no início da noite desta sexta-feira (15) que está pronta para iniciar a vacinação contra o coronavírus. Durante toda a tarde, os profissionais de saúde do município, juntamente com a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, estiveram reunidos no Auditório Acary de Oliveira preparando o planejamento para a imunização.

Toledo aguarda agora a disponibilidade das doses que vem do Ministério da Saúde e chegarão no município por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa). "As vacinas chegarão ao Brasil na próxima semana, serão distribuídas para os estados e assim sucessivamente chegando aos municípios. As primeiras doses serão aplicadas no dia seguinte à sua chegada na nossa Secretaria de Saúde", explicou Gabriela reforçando que já está sendo preparado um aparato logístico e de segurança para este primeiro lote.

A previsão, levando em consideração o anúncio da Sesa em relação à quantidade de vacinas para o Paraná, é de que Toledo receba na primeira fase 1.200 doses. "Elas se destinam aos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do atendimento aos sintomáticos". Entende-se por este grupo os profissionais que atuam no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e nas unidades exclusivas para pessoas com sintomas de Covid-19, além dos que trabalham nas unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes contaminados pelo coronavírus.

Esses trabalhadores serão imunizados nos seus locais de trabalho e na sequência, conforme o Plano Nacional de Imunização, serão atendidos os demais grupos na Secretaria de Saúde de Toledo (Jardim Pasquali) e nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI's) da Vila Pioneiro e Jardim Coopagro. "Serão várias salas de atendimento, evitando aglomeração e correrias".

Gabriela também afirmou que a notícia traz alívio para os trabalhadores da saúde e para a população de modo geral. "Foram 10 meses de medo, insegurança, incerteza e exaustão do ponto de vista físico e psicológico. Ver essa vacina próxima de nós representa uma esperança de que, aos poucos, a pandemia esteja chegando ao seu final".

Quem também comemorou a notícia foi o prefeito de Toledo, Beto Lunitti. "A equipe técnica da Secretaria de Saúde, por meio da Dra. Gabriela (Kucharski), me comunicou agora no início da noite (sexta-feira,15) que temos um planejamento para a vacinação em nosso município. Isso tranquiliza nossa população, nossos profissionais e a mim também enquanto prefeito", disse Lunitti, que aproveitou em sua fala para agradecer o empenho de todos os envolvidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias