Logo Principal
Brasil

Youtuber lança livro com orientações sobre segurança para crianças

Weiky Santos tem 14 anos e é filho de policial militar. Seu livro dá livro dá grande destaque à família. Autor orienta sobre abuso sexual, bullying, drogas e o que fazer se der vontade de fugir de casa.

20/07/2020 09h36
Por: Redação
Fonte: AEN
Divulgação
Divulgação

Aos 14 anos, Weiky Santos já é youtuber e autor de um livro para crianças. “Uma ideia de segurança” trata de assuntos variados, mas, nas 120 páginas, divididas em 10 capítulos, a família ganha destaque porque o autor é filho do soldado Wanderley Rodrigues dos Santos, da Polícia Militar do Paraná. Seguindo os passos do pai, ele tem interesse na questão da segurança para crianças e jovens. Na obra, o adolescente orienta os mais novos sobre abuso sexual, perigos na internet, bullying, drogas e o que fazer se der vontade de fugir de casa.

No livro, o adolescente conta que começou a participar de palestras e eventos aos nove anos, quando também resolveu produzir conteúdo para o próprio canal no YouTube e, mais tarde, para outras redes sociais.

O pai diz que o filho acompanhou seus passos, se interessando e querendo falar sobre temas que envolvem segurança. “Foi se desenvolvendo, fazendo vídeos e, agora, o livro. É um orgulho imenso saber que ele se inspira em mim e em outros policiais”, diz o soldado Wanderley.

COLABORAÇÃO - Além dos conhecimentos adquiridos nos cinco anos de Youtuber e das orientações do pai, Weiky contou com a colaboração de profissionais da Segurança Pública, como a delegada Iara Laurek Dechiche e o policial civil Nelson Venânico, da psicologia, da medicina, da imprensa e da advocacia.

“Eu falei com alguns profissionais, que concordaram com a ideia de me ajudar. São profissionais da área, que têm experiência”, disse o adolescente. A ideia de escrever o livro surgiu há cerca de três anos e, neste tempo, ele aproveitou para aprender ainda mais e definir o que abordaria.

FAMÍLIA - Nesse capítulo do livro, ele trata sobre a importância de escutar os pais e entendê-los, e vice-versa. “Uma boa base familiar é essencial, é tudo. Falo sobre convivência familiar”, diz ele.

O assunto mais desafiador foi o bullying. “Precisei estudar, pesquisar e entender bastante”, explica.  Outro assunto é o abuso sexual infantil. O adolescente relembra a importância de os pais estarem sempre atentos às mudanças no comportamento dos filhos e diz que, para escrever, ele usou casos noticiados nos mais diversos veículos de comunicação.  “Mostro várias formas de a criança denunciar este crime, para que ela possa escolher. Se a criança é mais tímida, por exemplo, mostrei a forma da carta, porque é mais fácil”, firma Weiky

No livro, Weiky ainda faz questão de destacar que a decisão de fazer uso (ou não) de drogas é cabe a cada pessoa, assim como a importância de escolher bem as amizades. ORGULHO - Para a mãe, Grecilaine Cândido dos Santos, o orgulho é recorrente. “Ele se supera, era supertímido, não gostava nem de apresentar trabalhos de escola e, de repente, começou a lançar o canal no YouTube, para dar dicas de segurança para crianças. Com isso, a timidez foi ficando de lado e, hoje, até palestra ele chega a dar”, conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias