Logo Principal
Dengue

Com 102 novas confirmações, Paraná chega a 954 casos de dengue, diz secretaria

Estado manteve total de cinco mortes pela doença; boletim divulgado nesta terça-feira (17), aponta que há casos confirmados em 152 cidades, desde agosto.

18/11/2020 11h11
Por: Redação
Fonte: G1 Paraná
Divulgação
Divulgação

Um boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (17), aponta que o Paraná atingiu o total de 954 casos de dengue no período epidemiológico.

Foram confirmados 102 novos casos no estado, na comparação com o boletim anterior, do dia 4 de novembro. O relatório aponta que há casos confirmados em 152 cidades.

O período epidemiológico analisado começou no mês de agosto. Na atualização desta terça-feira, não houve registro de novas mortes.

O total é de cinco óbitos pela doença, em Londrina, Foz do Iguaçu, Cambé, Apucarana e Assaí.

Ainda conforme a Sesa, foram registradas 1.703 novas notificações na comparação com o último boletim, e o total no estado chegou a 9.968.

Os municípios de Goioerê, Nova Cantu, Perobal, Amporã, Astorga, Paiçandu, Lupionópolis, Santa Amélia, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Toledo e Manoel Ribas registraram casos autóctones – quando a pessoa contrai a doença na cidade onde mora - pela primeira vez no período.

Veja, abaixo, os 10 municípios com maior número de casos de dengue:

Paranaguá: 152;

Foz do Iguaçu: 113;

Cascavel: 53;

Rolândia: 47;

Maringá: 41;

Londrina: 39;

Umuarama: 34;

Ubiratã: 31;

Paranavaí: 21;

São Tomé: 15.

Zika e Chikungunya

O relatório aponta 57 notificações para Chikungunya no estado, com três casos confirmados. Das confirmações, dois casos são autóctones e um caso importado de outro estado.

A Sesa informou que o estado teve 16 notificações para Zíka vírus, sem confirmação de casos.

Vírus

Segundo a secretaria, existem quatro tipos de vírus de dengue no Paraná: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Cada pessoa pode contrair a infecção provocada pelos diferentes sorotipos, e a imunidade é gerada após a contaminação por cada um.

A reincidência da dengue pode agravar os sintomas, podendo desenvolver a forma grave da doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias