Logo Principal
Educação

UFPR abre inscrições para o vestibular 2020/21 a partir desta terça-feira (3)

Prazo termina no dia 18 de dezembro. Primeira fase das provas está marcada para o dia 28 de fevereiro.

03/11/2020 10h58
Por: Redação
Fonte: G1 Paraná
Foto: Marcos Solivan/Divulgação
Foto: Marcos Solivan/Divulgação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu as inscrições para o vestibular 2020/21 a partir desta terça-feira (3) até às 12h do dia 18 de dezembro.

A primeira fase das provas está marcada para o dia 28 de fevereiro do ano que vem, e a segunda para 18 e 19 de abril. Conforme a universidade, a convocação para a segunda fase deve ocorrer no dia 24 de março.

A inscrição deve ser feita pela internet e custa R$ 155. O candidato que quiser alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a categoria de concorrência depois de ter efetivado a inscrição poderá fazer até às 12h do dia 23 de dezembro. Contudo, deve pagar uma taxa de R$ 35.

Por causa da pandemia, a UFPR suspendeu as aulas por tempo indeterminado desde a segunda quinzena de março.

Isenção da matrícula

Os estudantes que comprovem que não têm condições de arcar com a taxa de inscrição têm direito à isenção do pagamento. O cadastro deve ser feito por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) entre os dias 3 a 13 de novembro.

Pandemia atrasou o calendário

O vestibular da UFPR, neste ano, teve as datas de realização modificadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Inicialmente, a primeira fase tinha mudança prevista para o dia 10 de janeiro de 2021, data que foi alterada para fevereiro.

Antes da pandemia, as datas previstas para as provas eram 18 de outubro e 22 e 23 de novembro, na primeira e segunda fase, respectivamente.

Em maio, quando anunciou que mudaria as datas das provas, a UFPR informou que o adiamento segue recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quanto ao Plano de Contingência Nacional e a suspensão de eventos com aglomerações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias