Logo Principal
Clima

Segunda quinzena de outubro terá regularização das chuvas em boa parte do Brasil

Apesar de o mês encaminhar para fechar com chuvas abaixo da média, a situação melhora entre os dias 17 e 25 de outubro

13/10/2020 11h21
Por: Redação
Fonte: Canal Rural
Foto: Canal Rural
Foto: Canal Rural

As chuvas voltaram em algumas regiões produtoras do Brasil com mais de 60 milímetros nas últimas 24 horas de acordo com o Instituto Brasileiro de Meteorologia. Mas produtores em mato Grosso, Goiás, Paraná e Minas Gerais relatam que as chuvas foram isoladas e poucos arriscaram a iniciar o plantio da soja.

A perspectiva, indica a previsão do tempo, é de que as chuvas se tornem ainda mais constante e até com maiores volumes a partir do dia 17 de outubro. Na janela que vai de 17 a 25 deste mês, ainda vai chover em boa parte do Paraná, com volumes significativos na parte central e sul do estado. Parte do oeste do Paraná, com 20 a 30 milímetros e, o mais importante, é que não se vê períodos mais prolongados de tempo seco, no máximo três ou quatro dias.

No Sudeste chove bem em partes do interior de São Paulo e oeste de Minas Gerais. Porém, outros pontos estão com volumes não tão elevados.

Como existe uma conexão com a faixa de umidade vinda da floresta amazônica, boa parte do Brasil terá chuvas neste período. Mesmo que a chuva seja fraca, ela impede o estresse hídrico provocado pela elevação da temperatura.

A exceção fica para o Nordeste, que teve episódios de chuvas isoladas, mas agora enfrenta uma janela de tempo. Para essa região, o mais indicado para plantação é a espera para o mês de novembro.

Em Rondônia, chuva garantida e a situação é cada vez mais favorável para o plantio de soja. De maneira geral, o mês de outubro deve fechar com chuva abaixo da média, mas teremos uma segunda quinzena bem melhor do que a primeira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias