Campanha alerta para cuidados com a energia na área rural
09/08/2019 09:27 em Educação

Máquinas cada vez mais altas cruzam os campos durante o plantio, a pulverização e a colheita da plantação. Mas a tecnologia que agiliza o trabalho no campo também exige uma atenção maior do produtor para um risco que nem sempre é lembrado: o toque acidental na fiação elétrica.
Por isso, voluntários da Copel estão conversando com trabalhadores da área rural e levando materiais de orientação às lojas de implementos agrícolas, como parte da programação da 13a Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica.

A produção agrícola é a segunda atividade que mais concentra acidentes por choque elétrico, no Paraná, atrás apenas da construção civil. No ano passado, foram sete acidentes registrados, sendo três deles fatais. As principais causas das ocorrências são a operação de maquinário alto próximo à rede, a tentativa de retirada dos “estais”, fios que sustentam os postes e a poda de vegetação de grande porte.

Outro foco de preocupação são as cercas, que devem ser seccionadas e aterradas em toda sua extensão. No caso das cercas eletrificadas, é essencial que o equipamento utilizado seja próprio para esta finalidade, e que elas sejam sinalizadas a cada cem metros de distância.

Já as propriedades que possuem gerador devem obrigatoriamente comunicar a Copel quando da instalação do equipamento, para garantir a segurança, tanto das instalações elétricas internas, quanto dos trabalhadores que atuam na rede de distribuição da Copel.

Rádio Cristalina/Bem Paraná 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!