Spotlight vence o Oscar de melhor filme; Mad Max leva seis prêmios
29/02/2016 08:58 em Cinema

O Oscar 2016 reservou a maior surpresa para o final. “Spotlight”, drama de Tom McCarthy que reconstitui a investigação jornalística sobre um escândalo de pedofilia na igreja católica, ganhou na madrugada desta segunda-feira (29) o Oscar de melhor filme. A produção também conquistou a estatueta de roteiro original.

A produção derrubou o favoritismo de “O Regresso”, que pelo menos deu a Leonardo DiCaprio a tão sonhada estatueta de melhor ator. O filme ainda rendeu o Oscar de melhor diretor pelo segundo ano consecutivo ao mexicano Alejandro Iñarritu, que venceu no ano passado com “Birdman”. O terceiro prêmio conquistado pelo filme foi o de fotografia.

Confirmando o favoritismo, Brie Larson foi escolhida a melhor atriz por seu papel em “O Quarto de Jack”. Entre os coadjuvantes, Alicia Vikander levou o prêmio por “A Garota Dinamarquesa”, enquanto Mark Rylance, por “Ponte dos Espiões”, desbancou o favorito Sylvester Stallone.

A estatueta de roteiro adaptado ficou com “A Grande Aposta”. O Brasil, que disputava a categoria animação com “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, foi derrotado por “Divertida Mente”, da Disney/Pixar.

Oito produções disputavam o principal prêmio da indústria cinematográfica, o Oscar de melhor filme. Um dos concorrentes era “Mad Max - Estrada da Fúria”, que se tornou a maior vencedora da noite ao faturar seis prêmios técnicos: edição, figurino, design de produção, maquiagem, edição de som e mixagem de som.

A surpresa ficou por conta do independente “Ex-Machina: Instinto Artificial”, que tirou o Oscar de efeitos especiais de grandes produções como “Star Wars”. Na categoria documentário valeu o favoritismo de “Amy”, sobre a cantora britânica Amy Winehouse, enquanto o prêmio de filme estrangeiro foi para a Hungria com “Filho de Saul”.

O veterano compositor Ennio Morricone conquistou seu primeiro Oscar com a trilha sonora de “Os Oito Odiados”, de Quentin Tarantino. A melhor canção original foi “Writing’s on the Wall”, cantada por Sam Smith e tema de “007 Contra Spectre”.

Rádio Cristalina c/ Gazeta do Povo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!